quinta-feira, 25 de agosto de 2022

25 de Agosto - Dia do Soldado

Fonte da imagem: https://blogdoclaudiomendes.com.br

O dia 25 de agosto comemora-se o dia do soldado. A escolha da data foi em homenagem ao aniversário de Duque de Caxias, Luís Alves de Lima e Silva, que se tornou patrono do exército brasileiro.

Soldados são pessoas que se alistam para prestar serviços na defesa do país, no Exército, Marinha ou Aeronáutica, além das corporações ligadas ao Estado, como o corpo de bombeiros, polícia militar, e outros.

Nascido em 1803, na Vila de Porto Estrela, na cidade do Rio de Janeiro, Duque de Caxias teve sua carreira militar iniciada ainda bem pequeno, aos cinco anos de idade, como cadete de primeira classe.

Aos trinta e quatro anos foi o responsável por apaziguar a região maranhense onde aconteceu a revolta da Balaiada. Além dessa, foi vitorioso em várias rebeliões em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul – como na revolta dos Farrapos.

Atuava junto de D. Pedro II, o que o tornou ministro da guerra por três vezes consecutivas.

A vitória conquistada de maior importância para o Brasil foi a da guerra do Paraguai, em 1869, onde conquistou o título de Duque.

Sua carreira no exército durou cerca de sessenta anos, vindo a falecer no ano de 1880, após grandes conquistas.

Os soldados são pessoas de honra, que cuidam da defesa da população, vigiando as ruas das cidades contra assaltos, homicídios, drogas e outros crimes. Também fazem resgates e socorrem pessoas em acidentes.

As especializações ou áreas de trabalho dos soldados estão divididas em infantaria, artilharia, cavalaria, engenharia, logística e serviços, e étnicos.

Porém, seus salários são muito baixos, fazendo com que muitos não tenham condições dignas de viver e sustentar suas famílias. Constantemente vemos nos noticiários da televisão casos de policiais envolvidos em atos corruptos, agindo sem ética, voltando-se para interesses próprios, como o ganho de dinheiro ilícito.

Esse é um problema sério que a segurança pública do Brasil enfrenta, pois os governantes não investem na carreira dos mesmos, não melhoram a política salarial da classe, faltando-lhes grandes recursos (as facilidades que os soldados encontram para aumentarem suas rendas são muitas).

Os soldados da polícia rodoviária estão acostumados a ouvirem sugestões de propina, pois muitos motoristas imprudentes oferecem dinheiro para não serem multados. Alguns se negam a aceitar, preferindo manter a ética profissional, enquanto outros, por dificuldades financeiras, se corrompem.

Se a política salarial da ordem dos soldados fosse levada a sério, com ganhos melhores e mais justos, isso não aconteceria e o Brasil seria um país melhor.

Seria justo que os responsáveis pela segurança nacional tivessem a força de seu trabalho mais estimada, reconhecida e valorizada pelas entidades públicas.

Publicado por Jussara Barros

Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-soldado.htm

quinta-feira, 18 de agosto de 2022

Macaco “liga” para polícia e faz agentes irem a zoológico na Califórnia

 Policiais receberam chamada inusitada pelo canal de emergência dos EUA e foram ao local investigar

Url da imagem:https://www.facebook.com/Mobile-Monkeys-204096257049525/

Os agentes do Escritório do Xerife do Condado de San Luis Obispo, na Califórnia, foram pegos de surpresa quando perceberam que, provavelmente, haviam ido até o “Zoo to You” atendendo ao “chamado” de um macaco, no último sábado (13).

Naquela noite, os despachantes receberam uma ligação pelo 911 — que corresponde ao canal de emergência nos Estados Unidos — que foi logo desligada. Eles tentaram ligar de volta e mandar mensagem ao número registrado, mas não conseguiram nenhum retorno.

Foi então que os agentes foram mandados ao zoológico, próximo à cidade de El Paso de Robles, para investigar. Chegando lá, descobriram que ninguém havia ligado e tudo indicava que o responsável fosse, na verdade, o pequeno macaco “Route”.

Segundo os funcionários, o macaco deve ter pego um celular que estava no carrinho de golfe utilizado para se deslocar pelo local.

Os agentes disseram que foram informados que os macacos da espécie de Route são curiosos e costumam agarrar o que veem pela frente. Por coincidência, o animal acertou a combinação de números da polícia e provocou o incidente.

“Route está um pouco envergonhada com a coisa toda, mas você não pode realmente culpá-la, afinal macaco vê, macaco faz”, diz o comunicado divulgado pelo escritório do Xerife.

Fonte da matéria: https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/macaco-liga-para-policia-e-faz-agentes-irem-a-zoologico-na-california/



quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Oito criminosos morrem em troca de tiros com a Rone da Polícia Militar em Curitiba

 Todos eram integrantes da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC)

Incidentes ocorreram nos bairros Caximba e Cajuru | Foto: Marcelo Borges/ RICtv / Especial / CP

Oito criminosos morreram em dois confrontos com policiais militares na noite dessa quarta-feira em Curitiba, no Paraná. Os bandidos já tinham antecedentes e faziam parte da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). Os tiroteios ocorreram nos bairros Caximba e Cajuru com os efetivos das Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) da Polícia Militar do Paraná.

Segundo informações da RICtv, um tribunal do crime era planejado para esta quinta-feira. Oito indivíduos fortemente armados pretendiam executar um antigo cúmplice, que recentemente passou para a facção carioca Comando Vermelho. No entanto, a equipe de inteligência da PM descobriu e conseguiu localizar os suspeitos em Curitiba.

No primeiro confronto, registrado na estrada Delegado Bruno de Almeida, no bairro Caximba, os policiais militares depararam-se com dois criminosos, que tentaram fugir em um Fiat Palio. Houve troca de tiros e ambos foram baleados e morreram.

Já na rua Domênico Tonato, no bairro Cajuru, outros seis membros da facção organizavam o tribunal do crime em uma residência. O efetivo da Rone encontrou um Volkswagen Fox roubado, que estava estacionado em frente da casa, que era usada como “quartel-general”. Na tentativa de abordagem, um novo confronto aconteceu e os seis suspeitos foram mortos.

Nesta moradia, três pistolas, três revólveres, dois coletes balísticos e oito tabletes de maconha foram apreendidos. Conforme a Rone, o homem que seria alvo da execução não foi localizado.

Fonte: https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADcia/oito-criminosos-morrem-em-troca-de-tiros-com-a-rone-da-pol%C3%ADcia-militar-em-curitiba-1.870613


segunda-feira, 8 de agosto de 2022

Corpo de Leandro Lo será enterrado em SP; PM que atirou se entregou

 O advogado de Leandro Lo relatou que a discussão começou quando o PM foi em direção à mesa em que o lutador e outros amigos estavam e começou a mexer nas bebidas

Foto: Leandro Lo, lutador de jiu-jítsu assassinado em show em SP - (crédito: Reprodução/Instagram/@beatrizlina via @leandrolojj)

O campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Lo, 33 anos, foi baleado na cabeça durante um show de pagode no Clube Sírio, na Zona Sul de São Paulo, na madrugada de domingo (7/8), por um policial militar de folga. O atleta, que teria sido alvejado após um desentendimento com o autor dos disparos, teve a morte cerebral confirmada. O tenente da PM Henrique Otavio Oliveira, 30 anos, se entregou na Corregedoria da corporação na noite de domingo e foi preso. O velório de Leandro deve começar nesta manhã e o enterro está marcado para às 16h, em São Paulo.

A Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-SP) informou que a Polícia Militar abriu uma apuração administrativa para investigar o caso.

O advogado de Leandro Lo, Ivã Siqueira Júnior, relatou, com base no depoimento de testemunhas, que a discussão começou quando o PM, durante o evento, foi em direção à mesa em que o lutador e outros amigos estavam e começou a mexer nas bebidas. O campeão mundial não teria gostado e, como reação, aplicou um golpe de jiu-jítsu para imobilizar o suspeito. O policial ainda teria chutado a vítima duas vezes quando ela estava no chão. "Nesse momento, o rapaz levantou, deu a volta e deu um tiro na cabeça do Leandro", disse Siqueira.

Ainda de acordo com o advogado, o fato de ser um policial militar teria viabilizado a sua entrada no show com a arma. O caso foi registrado como tentativa de homicídio e está sendo investigado pelo 16º Distrito Policial (DP) da capital.

Oito vezes campeão mundial de jiu-jítsu, o paulistano Leandro Lo é tratado como um dos principais nomes da modalidade. No currículo, o atleta também acumula títulos de Copa do Mundo, Campeonato Brasileiro e Pan-Americano.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2022/08/5027593-corpo-de-leandro-lo-sera-enterrado-em-sp-pm-que-atirou-se-entregou.html