terça-feira, 2 de maio de 2017

Guilherme Longo foi preso ao negociar trabalho pelo WhatsApp

Padrasto acusado de matar o menino Joaquim estava na Espanha; reportagem do Fantástico, da Rede Globo, localizou o seu paradeiro

Guilherme Longo foi rendido por policiais espanhóis (Foto: Reprodução / TV Globo)
Uma reportagem exibida no último domingo (30) pelo Fantástico, da Rede Globo, mostrou como foi a localização de Guilherme Longo, de 32 anos, na Espanha. Ele é acusado de matar o enteado Joaquim Ponte Marques, 3, em 2013, em Ribeirão Preto.
O produtor do programa Evandro Siqueira mostrou um albergue, em Barcelona, onde Guilherme dormiu pelo menos por quatro noites. Ele estava com documentos falsos, de acordo com o que apurou.
Uma mulher que mora no Chile ligou para o pai de Joaquim, Arthur Paes, após ver uma página de uma rede social crida por ele para divulgar que Guilherme estava foragido.
A mulher mandou duas fotos do padrasto na Espanha e disse sobre a moradia de Guilherme no albergue em Barcelona, e que ele estaria utilizando um nome falso. Até uma página em uma rede social foi criada com o falso nome.
Segundo a reportagem, a mulher também disse que Guilherme teria confessado o crime a um amigo americano dela, que foi quem fez a denúncia.
“Ele chegou a mostrar o site com a foto do caso para o meu amigo”, disse a mulher.
Uma funcionária do albergue, voltado para receber turistas, disse que Guilherme havia comentado que estaria procurando emprego em bares e restaurantes daquela região, próxima ao Arco do Triunfo.
Guilherme chegou a distribuir currículos com o nome falso em que dizia ser “uma pessoa responsável”, e deixou o número de um telefone móvel. O padrasto utilizava o nome do primo Gustavo Triani, que negou qualquer envolvimento.

O encontro

O produtor do programa se passou por comerciante, ofereceu emprego e marcou um encontro com Guilherme por meio de um aplicativo de mensagens. No dia 25 de abril, Guilherme foi encontrado. Porém, o produtor resolveu cancelar o encontro, que ocorreria próximo ao Arco do Triunfo.
Por questões éticas, o programa Fantástico resolveu comunicar a Interpol no Brasil, que pediu para que o nome de Guilherme fosse colocado na Difusão Vermelha a fim de que a prisão pudesse ocorrer em território espanhol.
Um novo encontro foi marcado na quinta-feira (27), no mesmo local onde o primeiro havia sido combinado. Guilherme, então, foi preso por policiais espanhóis.
Ele foi rendido e deitado na calçada e dizia no momento da abordagem policial: “Calma, aí, Calma, aí. Que isso, mano”.
Guilherme deve aguardar na Espanha o fim do processo de extradição, que pode durar até um ano.
O advogado de defesa de Guilherme, Antonio Carlos de Oliveira, disse ao Fantástico que não há provas contra o seu cliente sobre o assassinato de Joaquim.
O pai de Joaquim chorou ao saber da prisão, que foi comemorada com o advogado dele, Alexandre Durante.

Fuga

Guilherme ficou preso por dois anos, mas o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) mandou soltá-lo para que esperasse o julgamento em liberdade. Entre as regras estabelecidas, Guilherme não podia deixar Ribeirão sem autorização judicial, deveria ficar em casa entre 22h e 6h e podia sair somente para ir ao trabalho.
Em setembro de 2016, após ter confessado o crime em uma entrevista para a TV Record e deixar uma carta para a família, a Justiça decretou novamente a prisão do acusado, mas ele fugiu.
url da matéria: https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/cotidiano/cidades/NOT,2,2,1243416,Guilherme+Longo+foi+preso+ao+negociar+trabalho+pelo+WhatsApp.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, crítica ou sugestão.