segunda-feira, 11 de abril de 2011

EUA, Finlândia e Alemanha tiveram casos de tiroteios em escola

Homem abriu fogo em escola em Realengo, no Rio, nesta quinta.


Conheça outros casos pelo mundo.

Do G1, em São Paulo



Na manhã desta quinta-feira (7), um homem entrou numa escola do Rio de Janeiro e abriu fogo, matando 11 crianças. O atirador também morreu. Confira outros casos parecidos ocorridos no mundo:

Alemanha

Quinze pessoas - nove alunos, três professoras e três pedestres - de um colégio de Winnenden, perto de Stuttgart (sudoeste) morreram vítimas dos tiros de um ex-aluno, em março de 2009. O atirador, Tim Kretschmer, de 17 anos, suicidou-se em seguida. A polícia disse que o assassino se submeteu a tratamento para depressão por cinco meses.

Finlândia

Em setembro de 2008, Matti Juhani Saari, vestido de preto e usando óculos de esqui, entrou armado na Escola de Hotelaria de Kauhajoki e matou dez pessoas. A seguir, ele atirou em si mesmo e morreu mais tarde no hospital. Uma semana antes, ele havia sido interrogado pela polícia, depois de ter colocado um vídeo na internet em que aparecia atirando. Ele tinha 22 anos e estudava para ser chef de cozinha.
O caso ocorreu um ano após outro parecido no país, quando um adolescente atirou contra seus colegas e matou oito pessoas antes de atirar contra a própria cabeça, na cidade de Tuusula. Pekka-Eric Auvinen, autor do tiroteio, havia completado 18 anos em junho e cursava seu último ano de Filosofia e História nesse colégio de ensino médio.

Virgínia Tech

O estudante sul-coreano Seung-Hui Cho levou apenas nove minutos para disparar mais de 170 tiros e matar 32 pessoas, entre colegas e funcionários da universidade Virginia Tech, nos EUA, em abril de 2007. A polícia e a universidade foram criticadas pela demora em avisar os frequentadores do campus de que havia um atirador à solta, no que foi o pior ataque a tiros em escola da história americana.

Columbine

Na tarde de 20 de abril de 1999, os estudantes Eric Harris e Dylan Klebold detonaram bombas caseiras e abriram fogo no colégio Columbine, no subúrbio de Denver, Colorado (EUA), matando 13 pessoas (12 estudantes e um professor) e ferindo 23 outras antes de cometerem suicídio. Enquanto atiravam, eles riam e gritavam.
Harris e Klebold planejaram por meses detonar as bombas dentro da cafeteria do colégio na hora do almoço e depois atirar nos sobreviventes, segundo mostrou uma investigação policial. A maioria de suas bombas falhou, mas eles atiraram do mesmo jeito, matando pessoas deliberadamente dentro e fora da escola.

3 comentários:

  1. O histórico de atiradores como o de Realengo costumama ter algumas semelhanças: geralmente foram vítimas de "bullying", eram tímidos, não se relacionavam socialmente e emocionalmente com colegas, e não raro, eram esquzofrênicos.

    ResponderExcluir
  2. O suicídio é o ponto máximo de uma depressão (transtorno unipolar), de acordo com a psicóloga Célia Regina de Souza. Ela informou que a depressão é uma doença provocada por distúrbios emocionais, mas que também, em muitos casos, a doença po...de ser indógena (hereditária). Um dos genitores pode apresentar quadro de depressão. Os mais comuns são os fatores psicossociais. “Perda de um familiar. Perda de uma fase da vida, como passagem da infância para adolescência, da adolescência para a vida adulta, Término de um relacionamento, o estresse do dia-dia. Todos esses fatores contribuem para que a pessoa depressiva perca o interesse pela vida, e apresente o sentimento de agonia por estar vivo”, comentou.

    ResponderExcluir
  3. O atirador desde a infância tomava remédios controlados. Ele tinha transtorno de personalidade esquizóide. O transtorno de personalidade esquizóide e outros transtornos de personalidade são distúrbios que envolvem uma sintomatologia que compromete muito a pessoas, interferindo em seus relacionamentos sociais, trabalho, vida afetiva etc.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, crítica ou sugestão.