quinta-feira, 14 de abril de 2011

O Lar dos Rebeldes


Por Israel Pereira Coutinho

Massacres em escolas ao redor do mundo serviram de inspiração para o plano macabro do ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira, que no dia 7 de abril deste ano entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira e abriu fogo contra os estudantes, matando 12 crianças, ferindo outras 18 e cometendo suicídio em seguida.
Em várias partes do mundo já se registraram ocorrências desse tipo, porém o caso mais marcante foi o episódio do Colégio Columbine, em Littleton, Condado de Jefferson, no Colorado, Estados Unidos, em 20 de abril de 1999. O caso de Columbine não foi o mais grave, mas se tornou mais conhecido em razão do documentário de Michael Moore, intitulado Bowling for Columbine (“Tiros em Columbine”, no Brasil), estreado nos Estados Unidos em 2002.
Na entrada do Colégio Columbine há uma placa com os dizeres: COLUMBINE HIGH SCHOOL – HOME OF THE REBELS (COLÉGIO COLUMBINE – LAR DOS REBELDES). Alguns religiosos chegaram a dizer que o apelido "Lar dos Rebeldes" é em razão da indisciplina dos alunos, e que por ironia do destino, o colégio foi invadido por dois desses alunos rebeldes que promoveram o massacre. Esses religiosos fazem citação, inclusive, do livro de Ezequiel, Profeta do Velho Testamento da Bíblia Sagrada, que por várias vezes se refere aos israelitas como “A Casa Rebelde”(Ezequiel 2:5, 6, 8; 3:9, 26-27; 12:2-3, 9, 25; 17:12; 24:3), pois afirmava que o povo ouvia a palavra de Deus, mas pouco praticava os Seus mandamentos.
Ao contrário da assertiva dos religiosos, o colégio Columbine sempre teve fama de ser tradicional e conservador. Não há, como nas escolas de Nova Iorque, Los Angeles e Chicago, detectores de metais na entrada. Na festa de formatura, os alunos costumavam aceitar o pedido dos pais para vedar o consumo de bebidas alcoólicas.
Os Rebeldes de Columbine não guardam qualquer relação com indisciplina dos alunos ou com as citações do Profeta Ezequiel.
As escolas norte-americanas têm a tradição de manter vínculo com times esportivos (futebol americano, beisebol, vôlei e basquete). Esses times são batizados com nomes mascotes que geralmente são animais (Tigers, Lions, Bears etc), elementos da natureza (River, Rocky Moutain etc), combinação de animais com elementos da natureza (Bear Creek etc), tribos indígenas (Apaches etc) ou mesmo algum segmento que tenha tido papel relevante na história americana (The Rebels, Quakers etc). The Rebels, no caso, nos remete à história dos Estados Unidos, mais precisamente na Guerra da Secessão (ocorrida entre 1861 e 1865), em que os Estados Confederados enfrentaram as tropas da União. Os Estados Confederados ficaram conhecidos como “Os Rebeldes”, pois se insurgiram contra o Governo. Isso está claro, já que na aludida placa há a figura de um Rebelde empunhando o seu mosquete. Esse mesmo personagem é encontrado em forma de estátua no átrio do colégio, e em mosaicos pelos pisos da escola.                          
Na ação em Columbine, os estudantes Eric Harris, 18, e Dylan Klebold, 17, mataram 12 estudantes e um professor antes de cometerem suicídio.
Segundo documentos obtidos na investigação do caso, o ódio e o desprezo pelos companheiros foram a principal causa que levou dois estudantes a cometerem o massacre.
"Quando começar a matar, há provavelmente umas 100 pessoas na escola que não quero que morram. O resto deve morrer", escreveu Eric Harris em seu diário pessoal, em outubro de 1998.
"Odeio todos por me excluírem de tantas coisas, e será melhor terem medo de mim", "Ódio! Estou cheio de ódio e gosto disso. A natureza humana é a morte", acrescenta.
Os americanos deixaram filmagens e bilhetes anunciando a tragédia. Assim como o atirador brasileiro.
Especula-se, inclusive, a ligação de Wellington Menezes com radicais islâmicos, em razão de ter deixado orientações de como manipular o seu corpo após a morte, como o fez em seu testamento, Muhammed Muhammed el-Amir Awad al-Sayid Atta, terrorista islâmico que arremessou o avião contra as Torres Gêmeas, no World Trade Center, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001.
Apesar de simpatizante, de terrorista islâmico, Wellington só tinha a barba, tirada dias antes do ataque.
Um jiihadista provavelmente chegaria com o corpo envolto em explosivos plásticos C-4 ou empunhando um AK-47, e atacaria prédios do governo ou comerciais, no horário do rush, e não uma escola cheia de crianças.
O episódio de realengo reascende a questão do desarmamento no Brasil. Só não podemos esquecer que o terrorista Muhamed Atta, quando seqüestrou o avião da American Arlines em 11 de setembro, e promoveu a morte de 2.996 pessoas, não portava qualquer arma de fogo, mas tinha consigo o desejo de matar e um canivete suíço, comprado meses antes no aeroporto de Zurique.

Referências:
-MOORE, Michael. Bowling For Columbine. EUA. 2002;
-http://www.phrases.org.uk;
-http://pt.wikipedia.org/wiki/Bowling_for_Columbine;
-http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/04/07/tiroteio-em-escola-do-rio-vira-massacre-de-columbine-brasileiro-na-internet.jhtm;
-http://www.columbine.hpg.ig.com.br/;
-CLOUD, John. "Atta's Odyssey", Time, September 30, 2001.

3 comentários:

  1. Quem "promoveu a morte de 2.996 pessoas, não portava qualquer arma de fogo, mas apenas um canivete suíço, comprado meses antes no aeroporto de Zurique". Parabéns! Acertou em cheio. Abraços. Wolf

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Israel.
    Perfeição, dedicação, amor, isso tudo e muito mais é com você.
    A família, e a sua profissão.
    Quanto merecimento!
    Que Deus continue te iluminando , passo a passo, por seus estudos e etapas da vida , a qua vem vindo superando tão grandes obstáculos, com determinação , humanidade e uma moral e honestidade inegualável.
    Deus continue sendo seu guia.
    Magda Maria Fagundes
    Adamantina/SP

    ResponderExcluir
  3. O suicídio é o ponto máximo de uma depressão (transtorno unipolar), de acordo com a psicóloga Célia Regina de Souza. Ela informou que a depressão é uma doença provocada por distúrbios emocionais, mas que também, em muitos casos, a doença po...de ser indógena (hereditária). Um dos genitores pode apresentar quadro de depressão. Os mais comuns são os fatores psicossociais. “Perda de um familiar. Perda de uma fase da vida, como passagem da infância para adolescência, da adolescência para a vida adulta, Término de um relacionamento, o estresse do dia-dia. Todos esses fatores contribuem para que a pessoa depressiva perca o interesse pela vida, e apresente o sentimento de agonia por estar vivo”, comentou.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, crítica ou sugestão.