terça-feira, 3 de maio de 2016

WhatsApp: saiba os riscos de usar a VPN no smartphone

A justiça brasileira determinou novamente a suspensão do funcionamento do aplicativo WhatsApp durante 72 horas em todo o país. Semelhante ao ocorrido em dezembro de 2015, muitos usuários optaram por driblar o bloqueio usando aplicativos que permitem navegar através de uma VPN. Embora seja uma solução paliativa enquanto o serviço de troca de mensagens estiver indisponível, existem riscos a segurança que precisam ser levados em consideração.

url da imagem: http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/blog/3cabd621-dc99-4cf2-ac02-ab4b7f85ffc4_whatsapp-g1.jpg


O que é uma VPN

As VPNs são amplamente usadas para estabelecer uma conexão segura entre computadores conectados na internet a redes corporativas ou governamentais. A sigla significa "Virtual Private Network", ou seja é uma ferramenta que disponibiliza uma camada de segurança adicional aos computadores interligados, e transpõe eventuais bloqueios a sites internacionais.

Quais os riscos

Quando se está navegando numa VPN todo o fluxo de informações passa a trafegar uma rede privada, e o provedor desse serviço passa a ter acesso a todos os dados. Vale salientar que não são apenas as mensagens do WhatsApp que trafegam pela VPN, mas todo o conteúdo consumido e enviado durante a navegação de internet. E é por esse motivo que os aplicativos bancários não funcionam quando o aparelho estiver conectado a uma VPN, pois as credenciais de acesso podem ser interceptadas. O ideal é que quando o WhatsApp for utilizado com o aparelho conectado a uma VPN, evite conectar-se a programas de e-mails, acessar contas nas redes sociais, e principalmente acessar operações bancárias.

Quais são os melhores aplicativos para navegar numa VPN

O WhatsApp teve o seu acesso bloqueado as operadoras brasileiras, mas o serviço de troca de mensagens permanece ativo no restante do mundo. Então isso significa que se o leitor estiver navegando na internet através de uma VPN, o bloqueio imposto no Brasil não surtirá efeito. Entre os aplicativos testados e que permitiram normalmente a troca de mensagens entre os usuários do WhatsApp, os mais indicados são os seguintes:  
SecureLine VPN - É um aplicativo desenvolvido pela mesma empresa responsável pelo antivírus Avast. Ele está disponível gratuitamente durante 7 dias, disponível para Android, PC, Mac OS X e iOS.
Psiphon - É um aplicativo de VPN gratuito para smartphones com o sistema operacional Android. Ele está disponível na Google Play.  
Hotspot Shield VPN Privacy - É uma outra alternativa para a navegação numa VPN. Nos testes realizados ele apresentou melhor desempenho no Android se comparado com os outros aplicativos indicados acima. O aplicativo possuí versões para o Android e iOS.
Após a instalação de um aplicativo de VPN no smartphone, basta mantê-lo em execução enquanto o WhatsApp estiver sendo utilizado. Mas vale salientar que a troca de mensagens só ocorrerá entre usuários que estiverem navengado com algum aplicativo de VPN ativo. Os leitores que forem acessar internet banking devem desabilitar o aplicativo, pois os mecanismos de segurança do banco podem interpretar como um acesso suspeito a partir de um IP (internet protocol), e bloquear temporariamente o acesso a conta bancária pela internet.

Sobre os aspectos legais

Navegar na internet através de uma VPN não é uma prática ilegal, e por esse motivo não existe qualquer tipo de implicação jurídica ao leitor que optar por essa solução paliativa até que o acesso ao WhatsApp no Brasil seja reestabelecido.
Fonte: G1 (http://g1.globo.com/).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, crítica ou sugestão.